O Instituto Çarakura é uma organização não-governamental (ONG), que desenvolve projetos, pesquisas e práticas pedagógicas ligadas ao uso sustentável dos recursos naturais, a proteção e recuperação ambiental e a cultura da paz.

São projetos de educação ambiental e ações referentes a pesquisa científica e tecnológica que facilitam a aplicação de tecnologias sociais. Além disso, desenvolve e aplica programas ambientais em cumprimento das condicionantes de licenciamentos ambientais.

Uma das ações do Instituto foi a elaboração de um manual, produzido em parceria com a UICN – União Internacional para a Conservação da Natureza, com o título: LEVANTAMENTO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO E FORMATOS ADEQUADOS AO REPASSE DE INFORMAÇÕES SOBRE LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, PLANTIO E MANEJO DE NATIVAS PARA PRODUTORES RURAIS DE AGRICULTURA FAMILIAR NO SUL DO BRASIL.

A ABS Traduções cooperou com o Instituto, relizando toda a  versão ao inglês do manual.

Título do manual em inglês:

SURVEY ON THE MEANS OF COMMUNICATION AND ACCESSIBLE FORMATS FOR THE TRANSMISSION OF INFORMATION ON ENVIRONMENTAL LEGISLATION, PLANTING AND MANAGEMENT OF NATIVE TREES FOR RURAL PRODUCERS IN FAMILY FARMING IN SOUTHERN BRAZIL