Convidados estrangeiros no casamento

Com a comunicação ultrapassando cada vez mais a barreira linguística, em função da globalização e maior circulação de pessoas pelo mundo, muitos casamentos estão sendo realizados entre pessoas de nacionalidades diferentes. E, assim, é cada vez mais comum a presença de convidados estrangeiros na celebração de casamento de pessoas de diferentes nacionalidades.

O casamento entre noivos de países diferentes envolve duas culturas e tradições diferentes, requerendo assim ainda mais atenção aos detalhes durante os preparativos, que vão desde o convite e o site – que devem ser bilíngues – até informar com bastante antecedência os convidados sobre o evento, para que todos tenham tempo de se programar e cuidarem dos trâmites da viagem e até a obtenção de visto.

Além disso, o Save The Date é imprescindível. Ele pode ser enviado pelo correio ou por e-mail, o importante é que a informação seja passada o mais rápido possível.

O site também é uma ferramenta muito útil para manter todos informados desde o início. O ideal é que seja também bilíngue e que esteja pronto assim que os Save The Date forem enviados. No site, os noivos podem fazer sugestões de hotéis, restaurantes e passeios locais, além de incluir uma área para confirmação de presença e outra para recados.

Também é muito importante que os convidados estrangeiros sejam bem assistidos durante a festa. Há casos em que, num primeiro momento, os convidados ficam perdidos até serem informados que podem se sentar em qualquer lugar.  Lembre-se de que, nos Estados Unidos e em alguns lugares da Europa, é comum que os casamentos tenham lugares marcados.

Contrate uma cerimonialista que lhe indique uma empresa de tradução especializada, que possa realizar tudo com eficiência, desde traduzir o convite e o site, até oferecer o serviço de Staff Outsourcing, ou seja, disponibilizar intérpretes aptos a assistirem seus convidados adequadamente.

O intérprete de casamento deve conhecer profundamente a língua portuguesa e, obviamente, o idioma desejado, seguir todos os protocolos e atuar com desenvoltura, elegância e extremo profissionalismo.

Afinal, o cuidado detalhado desde o início com os convidados e a celebração torna este momento ainda mais especial e inesquecível para todos os presentes e, principalmente, permite aos noivos celebrarem, com alegria e total despreocupação, um amor que ultrapassou fronteiras.

Adriane Bittencourt